CICLO DE LEITURA DRAMATIZADA

CHAMADA PÚBLICA

O projeto Ciclo de Leituras Dramatizadas tem o prazer de anunciar a lista de selecionados para compor a leitura de “A comédia da panelinha”, de Tito Macio Plauto, com a direção de Christiane Messias, a ser apresentada na ABL. Conforme os critérios estabelecidos para a distribuição das vagas, segue abaixo a lista de selecionados:

 

Lista de leitores(as):

Janice Gloria Cherem Fernandes

Clara de Oliveira Garçone

César Vieira Gomes

Jean Carlos Lessa Farias

Fabricio Ferreira da Costa

Pietra da Costa Canle

Breno Tavares Guimarães

Stephanie Barros Silva

Igor Freitas Nascimento

Rita de Cássia Castiglioni Torres

Naiara Almirante Lopes

 

Além das selecionadas acima, convidamos as pessoas abaixo para participarem do processo, como ouvintes, podendo acompanhar todos os ensaios e a apresentação, sem a garantia de participar da leitura, mas podendo ocupar o lugar de possíveis ausentes:

 

Lista de ouvintes e espera:

Angélica Acácio Martinho

Luiza Manhães Barbosa

Débora do Nascimento Figueiredo

Beatriz Salles Chaves

Natália Vitória de Oliveira Silva

Tarciso Pereira Monteiro Neto

Kaio Ferreira Gonçalves Soares

Bruna da Conceição Cruz

Priscila Mayer de Albuquerque.

Edilcleia Gonçalves Costa Lopes

 

Aproveitamos para lembrar que a presença em todos os ensaios era um dos critérios de seleção. Portanto, as pessoas que faltarem terão suas vagas ocupadas pela fila de espera, que só poderá integrar a leitura se estiver presente em todos os ensaios, desde o início.

 

***

 

O CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS, da Escola de Teatro Martins Penna, caminha para a sua terceira experiência. Convidamos uma professora da casa, que apresentou a proposta de dirigir a leitura de “A comédia da panelinha”, de Tito Macio Plauto, que será apresentada no teatro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

“Plauto Inspirou Camões, Shakespeare, Molière, Ariano Suassuna (“O Santo e a Porca” de 1957), Guilherme Figueiredo (“Um deus dormiu lá em casa”, obra de 1949), dentre outros. Além disso, serviu de material para encenadores: André Paes Leme (“Os dois Menecmos” – 1991); atores:  Paulo Autran e Tônia Carreiro (“Anfitrião” de Guilherme Figueiredo – 1950); escolas de teatro: prova final da então Etapa III noite, 2013, segundo semestre na Escola de Teatro Martins Penna (“Os dois Menecmos”). Conhecendo sua importância, a leitura dramatizada de “A comédia da panelinha” justifica-se em função da relevância das peças plautinas ainda em nossos dias, e, porque sua leitura provocará questões sobre sua atualidade e sobre aspectos que estão em desconexão com nossa realidade hoje.”

Christiane Messias é formada pela Unirio em Licenciatura em teatro, tem Pós lato sensu pela UERJ e Mestrado pela Unirio com pesquisa em Teatro Romano. Fez imersão com Eugênio Barba “Como pensar através de ações IX”, em 2016 e o workshop “Descobrindo a personagem cômica” com Enrico Bonavera em 2017. Tem experiência profissional como professora na Escola de teatro Martins Penna desde maio/2012 como professora de Interpretação e de teoria. Fez direção de alguns espetáculos, como: “As Preciosas Ridículas” de Molière e “É melhor se alegre que ser triste” (autoria própria). Como atriz já atuou em cinema, televisão e teatro. E como dramaturga escreveu as seguintes peças: “Meninos”; “É melhor ser alegre que ser triste”; “Quem é você diga logo”. 

Informações sobre a Leitura Dramatizada

Texto: “A comédia da panelinha”

Autor: Tito Macio Plauto 

Direção: Christiane Messias

Organização: Cecília Vaz e Daniele Geammal

Dias de encontro (3 ensaios e 1 apresentação):

1° dia 17/09 – terça-feira, de 9h às 13h;

2° dia 19/09 – quinta-feira, de 9h às 13h; 

3° dia 24/09 – terça-feira, de 9h às 13h;

Os ENSAIOS acontecerão no Teatro Luiz Peixoto, na Escola de Teatro Martins Penna (Rua Vinte de abril, nº14, centro / Rio de Janeiro)

4° dia 25/09 – quarta-feira, APRESENTAÇÃO, às 15h, com chegada às 13h e término às 17h 

APRESENTAÇÃO no Teatro Raimundo Magalhães Junior, da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 – Centro – Rio de Janeiro)

Para participar:

Serão 11 vagas oferecidas a qualquer intérprete, profissional ou em formação, que queira participar. No entanto, reservaremos 5 vagas com prioridade para estudantes regularmente matriculadas(os) na Martins Penna ou formadas(os) pela escola. Respeitando este critério, privilegiaremos a ordem de inscrição. As pessoas interessadas em participar da leitura deverão ter disponibilidade em todos os dias informados acima.  Para se inscrever é necessário enviar um e-mail, com o título LEITURA PLAUTO, para leituradramatizadamp@gmail.com, com as seguintes informações: 

  • Nome completo e nome artístico;
  • Telefone para contato (preferencialmente WhatsApp);
  • Informação, caso tenha, de vínculo com a escola (número de matrícula, etapa que está cursando ou ano/semestre de conclusão e espetáculo de formatura);
  • Uma breve apresentação, caso não tenha vínculo com a escola;
  • Confirmação de ciência sobre a necessidade de disponibilidade em todas as datas e horários de ensaios e apresentação.

Período de inscrição: de 05/09 a 10/09

Divulgação dos selecionados por e-mail: 12/09

Todo o processo seletivo será online. O candidato selecionado deve confirmar sua inscrição, respondendo ao e-mail recebido, até o dia 15/09.

CICLO DE LEITURA DRAMATIZADA

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Resumo da atividade:

Criar um ciclo de Leituras Dramatizadas, dirigidas por artistas parceiros convidados, a serem oferecidas ao corpo discente da Martins Penna e da Escola de Teatro de Quintino, com o objetivo de proporcionar novas vivências artísticas. A Leitura Dramatizada pode ser um projeto dinâmico, gerado com poucos encontros e baixo orçamento, o que nos possibilita desenvolver pequenos processos de trabalho, com a participação, também, de professores das escolas, funcionários, ex-estudantes, artistas e não artistas. Os projetos poderão viabilizar grande diversidade de trocas de experiências à comunidade escolar, em curto espaço de tempo, além da possibilidade de oferecer, ao público em geral, novos apreciações artísticas e debates sobre cada tema abordado.

Professoras responsáveil:

Daniele Geammal e Cecília Vaz.

Pré-requisito para participar:

Os pré-requisitos serão definidos em cada edição do ciclo.

Número de vagas:

Da mesma forma, o número de vagas também será definido em cada edição do ciclo.

Maiores informações:

Para entrar em contato, enviar email para [ leituradramatizadamp@gmail.com ].